1º Conferência da Cidade é realizada em Paraíso do Tocantins

O Auditório da Prefeitura de Paraíso do Tocantins recebeu nesta quinta-feira, dia 8, com início às 14h30, a I Conferência da Cidade. Este evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura em parceria com o Instituto de Atenção as Cidades – Universidade Federal do Tocantins.

A Conferência teve início com o lançamento oficial do Projeto de Elaboração do Plano Diretor Participativo. Este momento teve a participação do Coordenador Geral do Plano Diretor, Humberto Xavier, e da Coordenadora Técnica, Beatriz Velasques, que falaram sobre os trabalhos de planejamento do novo Plano Diretor da cidade. Também aconteceu a apresentação do site oficial (www.planodiretorparaiso.com.br), que trará todas as informações do projeto, que contemplará eixos fundamentais, como habitação; finanças e economia; meio ambiente; e mobilidade e transporte.

O Prefeito Moisés Avelino participou da conferência e falou sobre a importância do desenvolvimento do novo Plano Diretor, que após aprovado pela Câmara de Vereadores, terá validade de 10 anos. “Esse Plano Diretor será muito importante, primeiro que irá organizar o problema imobiliário, além de traçar as políticas públicas que serão desenvolvidas daqui para frente”, ressalta Avelino.

Outro acontecimento importante, que marcou a conferência foi a formação do Conselho da Cidade, que irá coordenar atividades relacionadas ao Plano. Isto, se deu após a realização das entidades civis, que passa a compor o Conselho da Cidade. Este terá a função consultiva, que tem dentre suas atribuições, promover Audiências Públicas nos diferentes setores da cidade.

Após eleição, ficaram definidas como entidades representantes civis no Conselho, a ACIP (Associação Comercial e Empresarial de Paraíso), a APAE – Paraíso, o IFTO (Campus de Paraíso, o Centro de Direitos Humanos de Cristalândia (CDH), Rotary Club de Paraíso e a Associação Serrana. Além das entidades eleitas, o conselho contará com representantes da gestão municipal, sendo estes: a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Lizete Coelho; o Procurador Geral do Município, Gilberto Lucena; a Secretária Municipal de Administração e Finanças, Ingrid Rebelo; e o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Celso Morais.

Pela Lei nº 1.964 de 2018 que institui o Conselho da Cidade, o Presidente da entidade será o Secretário de Infraestrutura do município, Leonardo Soares. O presidente destacou a realização da conferência como data de lançamento do Plano Diretor. “Hoje demos o pontapé inicial, para esse Plano, que é de extrema importância para um futuro melhor, pois para sua formação, serão discutidos temas, como mobilidade urbana, melhorias no trânsito, acessibilidade e construções”, destaca.

Fonte: ASCOM

Fotos

Ata da Conferência

Lista de Presença

 

Comentários Com o Facebook